"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu a vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes; e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indizivelmente pequeno e de grande em tua vida há de retornar, e tudo na mesma ordem e seqüência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio.
A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!" - Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasse assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que responderias: "Tu és um deus, e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse; a pergunta, diante de tudo e de cada coisa: Quero isto ainda uma vez e ainda inúmeras vezes?"

Sinopse: Produção baseada no livro de grande sucesso, que também já virou peça de teatro, do escritor Irvin Yalom. O filme conta a história fictícia de um encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante de Tudo por Dinheiro) e o médico Josef Breuer (Ben Cross de o Exorcista - O Início), conhecido por ter sido o mestre do pai da psicanálise, Sigmund Freud (que também aparece no filme na pele do ator Jamie Elman de o Preço de Uma Verdade). O filme se passa na época em que Nietzsche ainda é um filósofo desconhecido e com tendências suicidas. Ele está desesperado depois de se apaixonar por uma amiga, que acaba procurando o doutor Breuer para ajudá-lo. O médico, por seu lado, está envolvido emocionalmente por uma de suas pacientes. Assim, os dois começam mais do que uma ánalise, um verdadeiro conflito psicológico. O médico acaba envolvido pelas idéias de seu paciente mais famoso, e começa a perceber coisas que nem imaginava sobre si mesmo. O filme tem um diálogo forte que explora campos interessantes da filosofia e da psicologia.

Minha opinião: Ouvi dizer que o livro é milhões de vezes melhor que o filme, mas como não li, minha opinião é baseada somente no filme.
Achei o filme muito bom. Segue uma linha mais "cult", com foco na filosofia, psicologia e psicanálise. Dificilmente um filme nesse estilo prenderia minha atenção, mas a história é tão bonita e tão profunda que eu nem vi o tempo passar. O que mais me chamou a atenção nesse filme foram os diálogos super elaborados que se encaixavam perfeitamente em cada momento da trama. Há cenas muito bonitas quando falam sobre a liberdade, e é impressionante que isso possa ser um assunto tão clichê, mas no filme é abordado tão profundamente que parece algo completamente novo.

10 comentários:

Bom nao sou fascinada nesse tipo de filme ,sempre que tento assistirvem algo que me desvia a atenção!
Pq será? Sei lá.
bjus

Nossa! bom saber! minha mãe adora esses tipos de filme! eu já não sou muito chegada! mas as vezes agente pode se surpriender com esses filmes !né! acho que vou ver ^^

Eu AMO esse filme! Assisti e uns tempos atrás meu professor passou de novo e pediu um trabalho. É um pouco complexo p/ quem não sabe nada de Nietzsche. Sempre visito seu blog, mas nunca comentei, rs. Espero agora sempre estar aqui marcando presença =)

Eu já ouvi falar do livro, mas não sabia q tinha filme...vou me informar melhor...rsrs
Bjão

Olhe lendo sua opinião tão bacana sobre o filme vejo q vc msmo sendo jovem,sabe captar as coisas boas da vida,este filme é mara!
É o tipo do filme q algumas pessoas adiam para ver,mas depois q assistem,se arrependem por ter adiado tanto...
Bjos fofa!

Ahhhh emprestei meu livro pra uma pessoa q ela nunca mais me devolveu!!!! +(

vou atras dele pra ler!!!!!!! fiquei com vontade agora!!! rs

Pelo visto deve ser muito bom mesmo!
Adoro filosofia e psicologia, faz tempo que eu e meu noivo estavamos afim de ou ver o filme ou ler o livro. Agora me animei mais ainda, vou ver se o fazemos. ^^
Bjus

Eu to maluca pra ler esse livro! *-*

nem sabia que tinha o filme, deve ser bom pq filme assim prender a atençao é dificil e olha q assisto generos diferentes...
bjokss

Estou com o livro em casa, agora me bateu uma super curiosidade...

Postar um comentário